Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA GESTÃO ESCOLAR E SEU PAPEL NO PROCESSO DE ALFABETISMO FUNCIONAL DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS

Maria Eurácia Barreto de Andrade, Irandir Souza da Silva

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública municipal do interior da Bahia, tenho como sujeitos duas gestoras, sessenta e dois jovens, adultos e idosos, com faixa etária compreendida entre dezesseis e sessenta e quatro anos, com diferentes idades, vivências e níveis de escolarização. A pesquisa em pauta buscou investigar o nível de letramento dos jovens, adultos e idosos, a fim de compreender a influencia da gestão escolar no processo de conquista da leitura e da escrita para a participação nas práticas sociais. Os dados apresentados nos autorizam a revelar a urgência do avanço nas práticas para fortalecer as habilidades da leitura e da escrita não apenas na alfabetização inicial, mas para todas as etapas da educação básica, especialmente para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Quanto ao papel da gestão no processo de alfabetismo funcional dos estudantes da EJAI, os dados obtidos por meio de entrevista revelam que apesar das gestoras compreenderem o amplo papel da função, destacam que as dinâmicas do cotidiano escolar não possibilitam um trabalho mais focado no processo de aprendizagem dos estudantes. No entanto, nas suas narrativas evidenciam algumas ações que consideramos de fundamental importância para o fortalecimento do processo de aprendizagem dos estudantes: mobilização para inserção na escola, formação continuada para os professores e fomento aos projetos de letramento. 

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