Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID INTERDISCIPLINAR - EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA O MUNÍCIPIO DE ITAPETINGA

Marileide Moutinho Pamponet Lima, Adenilson Souza Cunha Junior, Andreia Cristina Freitas Barreto, Flávia dos Santos de Oliveira

Resumo


O estudo teve por objetivo analisar a contribuição do subprojeto interdisciplinar Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a escola do campo, procurando detectar a perspectiva do aluno da EJA sobre sua formação acadêmica, descrever como tem ocorrido o processo de intervenção do PIBID na escola da EJA e detectar a visão do aluno da EJA sobre a contribuição do PIBID para sua formação. Trazer os pontos positivos e/ou negativos foi necessário, no intuito de ressaltar possíveis benefícios ou maleficies que o programa traz para todos os abarcados, dando enfoque a perspectiva do aluno da rede básica de ensino quanto a sua formação acadêmica. Autores como Gil (2008), Freire (1987 – 1996 – 1999), Pierro (2001), Silva (2012), entre outros, foram indispensáveis para levantamento e análise de dados. A pesquisa foi de caráter qualitativo e permitiu compreender a visão do aluno da rede básica de ensino em relação ao projeto e a contribuição que o mesmo traz para a sua formação. Dessa forma, foi possível ver que o aluno tem notado significativa evolução na aprendizagem, visto que, a metodologia de trabalho é diferenciada da que habitualmente estão acostumados em sala de aula, consequentemente desperta o interesse e o desejo em buscar conhecimento.

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