Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A CONTRIBUIÇÃO DO PARFOR NA REVISÃO DAS PRÁTICAS DOS/AS PROFESSORES/AS ALFABETIZADORES/AS: O CASO DO POLO DE JAGUAQUARA

Darciane Vieira Barros, Nandyara Souza Santos

Resumo


O presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada a fim de cumprir os requisitos do curso de graduação em pedagogia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, referente a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como objeto de pesquisa: o papel do PARFOR no desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores. Nesse sentido, utilizamos da seguinte questão de pesquisa: Conhecer como o PARFOR contribui para a formação profissional dos professores alfabetizadores, e para entender isso, utilizamos como instrumento de pesquisa a entrevista semi-estruturada, que nos possibilitou, através do relato dos sujeitos da pesquisa, que foram cinco professoras graduandas em pedagogia pelo PARFOR/UESB, polo de Jaguaquara-Ba, conhecer a contribuição do curso na revisão da prática dos(as) professores(as) alfabetizadores(as). Diante disso, nos foi necessário, para embasar teoricamente este estudo, alguns autores como Saviane (2003) que historiciza a formação de professores no Brasil, bem como os autores Tardif (2014) e Gauthir et al (2006), que nos deram suporte quanto os esclarecimentos sobre a formação de professores, no que diz respeito aos modelos de concepções pedagógicas e os saberes necessário ao ofício de professor. Para análise de dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (1977), que nos orientou quanto as categorias e subcategorias de análise dos dados produzimos, dados esses que no possibilitou, conhecer algumas contribuições do curso de pedagogia do PARFOR, como veremos nesse artigo.


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