Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO REALIZADO NO COLÉGIO ESTADUAL ESTELA GUIMARÃES LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE TAPEROÁ-BA

Rafael Conceição dos Santos

Resumo


O presente artigo tem por finalidade, realizar um breve estudo sobre as contribuições da afetividade no processo do ensino-aprendizagem, sendo os objetivos específicos: analisar como acontece o jogo afetivo nas relações do professor e aluno; analisar as ações afetivas que facilitam ou dificultam na aprendizagem; perceber como as relações afetivas produzem um ambiente favorável a aprendizagem. Para o aprofundamento teórico da pesquisa, utilizou-se os estudos realizados por: ANDRADE (2014), ALMEIDA (1999), BECKER (2003), DAVIS; OLIVEIRA (2010), que abordam em seus estudos sobre a afetividade e suas contribuições na educação. O universo escolhido para a realização da pesquisa, foi o Colégio Estadual Estela Aleluia Guimarães CEEAG, localizado no município de Taperoá-Ba, sendo escolhido a turma do primeiro ano do ensino médio do turno matutino. Com a finalidade de alcançar os objetivos traçados de forma coerente e precisa, para organização e análise dos resultados, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário, sendo esta pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como método de pesquisa a observação participante. Destarte o presente trabalho apresentou resultados satisfatórios, sobre as contribuições da afetividade na educação.

 


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