Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A CONSTRUÇÃO/MOBILIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO FAZER PEDAGÓGICO COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS.

Tábitta Caldas Lima Mangabeira, Paloma Oliveira Bezerra, Jorsinai Argolo

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo investigar os saberes construídos e mobilizados pelos professores no exercício docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da inclusão. É frente a essas questões que perpassam a educação inclusiva que se chega à formação de professores, e mais especificamente, ao exercício profissional docente. Considerando a necessidade e importância, política e teórica, de compreender e promover a educação inclusiva o presente trabalho tenta contribuir com um estudo sobre a construção e mobilização dos saberes docentes no fazer pedagógico para promoção da educação inclusiva.  Para isso, constitui-se como objetivo geral: compreender quais os saberes sobre inclusão são constituídos por professores e gestores dos anos iniciais do ensino fundamental e como eles mobilizam esses saberes no exercício profissional. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do município de Itapetinga-BA, e teve como colaboradores professores do Ensino Fundamental II. A construção dos dados tornou-se possível por meio da observação participante e de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi possível por meio da análise de conteúdo. Nas páginas que seguem, apresenta-se a base que fundamentou a pesquisa e os resultados encontrados. Percebendo-se importância e a necessidade da discussão sobre a inclusão, um assunto que mesmo décadas após a sua entrada nas escolas do país ainda causa desconforto e incerteza nas salas de aula de vários professores.


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