Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A CONSTRUÇÃO EPISTEMOLÓGICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Vanessa de Jesus Nascimento, Margeylson Ribeiro da Graça

Resumo


O presente artigo pretende analisar, a partir da leitura e reflexão das literaturas bibliográficas relacionados à formação de professores, formação continuada e o uso de tecnologias digitais em sala de aula, pretende também analisar as experiências dos professores do Instituto Federal Da Bahia - Campus Valença com relação à importância e uso de tecnologias digitais em suas aulas. A metodologia para construção deste trabalho foi a abordagem qualitativo teórico empírico e quantitativo, através de aplicação de questionários semiestruturado com perguntas objetivas e subjetivas, respondido pelos professores da instituição de forma online. A formação de professores ainda passa por uma dicotomia entre técnica e a aplicação da técnica em sua pratica pedagógica. E a formação continuada é entendida como extensão de sua formação, para que possam apropriar-se dos conhecimentos que foram insuficientes durante esta. O ensino pela tecnologia está centrado na prática diária dos professores e não no acesso a tecnologia que assegura os resultados. Para que as tecnologias digitais não se tornem apenas um adereço moderno, precisamos está constantemente pesquisando qual a didática mais efetiva podemos atribuir ao uso desta, e refletir sobre os nossos usos práticos que damos a estas tecnologias. 

Texto Completo: PDF