Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA LUDICIDADE

Marília Santos de Jesus

Resumo


O presente artigo tem como intuito colaborar para uma reflexão crítica sobre a construção da identidade negra na educação infantil, por meio de materiais específicos sobre o assunto proposto. Busca-se nesse estudo compreender as percepções das crianças nessa fase de ensino sobre a identidade negra. Na educação infantil a criança cria sua identidade, obtendo conhecimento e desenvolvendo sua percepção intelectual e social, e sendo a infância uma fase propicia ao aprendizado, a etapa inicial escolar tem grande poder em questão de geração de saberes, inclusive pode ou não mudar os efeitos das práticas de preconceito no geral. O racismo ainda permeia fortemente os âmbitos sociais, mesmo que muito se diga que não, e na área da educação o efeito é grave, com a possibilidade de bullying, podendo gerar malefícios no desenvolvimento infantil. No entanto, a construção da identidade na fase da infância é algo bastante complexo, uma vez que diversos fatores podem influenciar. Na educação infantil é de extrema importância a utilização de uma linguagem adequada e métodos pedagógicos que valorizem todas etnias, principalmente a negra, deixando para trás aquela imagem em que este é retratado como escravo, sem valor e sem direitos e demonstrando seu real papel na sociedade. Sendo assim, o trabalho é composto como uma pesquisa bibliográfica, com utilização de artigos científicos, trabalhos acadêmicos e revistas online especifica sobre o assunto. Deste modo, serão abordado tópicos específicos dentro do contexto, a fim de aprofundar no assunto para melhor entendimento e conscientização das pessoas. 

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