Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A CONFIGURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CASTANHAL-PA

Camila de Cássia Mendes da Silva, Evilly Vieira de Sousa, Maria Gesikelle Firmino, Madison Rocha Ribeiro

Resumo


o artigo analisa a configuração curricular do Programa Novo Mais Educação (PNME) no município de Castanhal-PA. A investigação fundamenta-se nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, sendo operacionalizada por meio de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório. A coleta de informações foi realizada mediante a leitura de documentos oficiais da rede municipal de ensino sobre o PNME, bem como por meio da aplicação de um questionário respondido por 75 alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de três escolas municipais de Castanhal, integrantes do PNME nos anos de 2017 e 2018. Para a compreensão do objeto de estudo utilizou-se como referencial as produções teóricas tanto do campo do currículo quanto da educação em tempo integral. Considerando os dados analisados concluiu-se que o PNME na rede municipal de ensino de Castanhal enfatiza as atividades de Acompanhamento Pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática) e, embora abranja outras áreas curriculares, tais como: Arte e Esporte e Lazer, ainda se configura como ação curricular de reforço e compensação do que educação integral em tempo integral.

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