EDUCAÇÃO, CONFLITOS E EXPECTATIVAS NA FASE DE PRÉ-APOSENTADORIA: O CASO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Francisco dos Santos Carvalho, Railda Rodrigues de Lima, Mauro dos Santos Carvalho, Marcelle Bittencourt Xavier
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre educação, conflitos e expectativas de servidores públicos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em relação ao afastamento no tocante ao desligamento em face ao direito à Aposentadoria, sendo que o seu acontecimento acarreta a extinção da relação estatutária vigente entre o servidor e o Ente Público. Mediante utilização de pesquisas exploratórias e descritivas, com abordagem qualitativa (entrevistas com análise de discurso) e amostragem não probabilística intencional, chegou-se a conclusão que a maior parte dos servidores pesquisados manifesta conflitos em relação à aposentadoria. Constatou-se que são pessoas que mantêm fortes vínculos profissionais e de amizade firmados na UESB, porém alegam que não se sentem preparadas para a aposentadoria e que consideram que a presença da assistência antes da aposentadoria seria muito importante para minimizar os conflitos emocionais manifestos nesta fase da vida profissional.
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