A COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES NOS ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE APENDIZAGEM: LIMITES E POSSIBILIDADE DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA
Deysiene Cruz, Patricia da Hora, Maria Auxiliadora Pimenta
Resumo
O presente trabalho objetiva conhecer como os processos educativos presentes na relação intergeracional no contexto da sociedade brasileira contemporânea ocorrem e podem ser implementado nos diversos espaços formais e não formais de aprendizagem. O estudo contou com um percurso metodológico partindo da pesquisa-ação, com carater exploratório e bibliográfica, à luz da abordagem qualitativa, tendo como campo empírico coletivos da Educação de Jovens e Adultosn - EJA na representatividade de espaços formais de educação, bem como os coletivos dos Serviços de Convivências e Fortalecimentos de Vínculos - SCFV, este como espaço não formal de aprendizagem. É uma pesquisa que se apoia em autores(as) que abordam a temática como Ferrigno (2006 e 2010), Freire (1991 e 1998), Goldmam (2002), Gong (2006) Magalhães (2000), Minayo (2010) entre outros(as) autores(as). e algumas legislações específicas das temáticas citadas. A presente investigação propicia no final dos seus descritos o conhecimento sobre a coeducação como a interlocução entre crianças, adolescentes,(as) e pessoas idosas e idosos de pontos de transmissão de saberes, construção e (re) construção de valores, de memórias, de convivências, de fortalecimento de vínculos e acima de tudo como solidariedade humana a partir da vivência entre as diversas gerações.
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