Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A BNCC E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA DO CAMPO. UMA ANÁLISE A PARTIR DA TOTALIDADE, CONTRADIÇÃO E MOVIMENTO DA REALIDADE CONCRETA NO EXEMPLO DA ESCOLA MUNICIPAL RIO DAS CONTAS, MANOEL VITORINO, BAHIA.

Vanessa Lago dos Santos, Tânia Regina Braga Torreão Sá

Resumo


O presente trabalho está associado ao projeto de pesquisa (em andamento) do Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Educação no/do Campo - UESB campus de Jequié. Tendo como objetivo refletir acerca de como as discussões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio influenciam na Escola Municipal Rio das Contas do município Manoel Vitorino-Bahia, considerando que, se trata de uma escola rural, o que em si, traz especificidades curriculares que são peculiares. O conjunto de ideias e articulações teóricas apresentadas até aqui, não se constituem em uma revisão bibliográfica pronta, acabada. Ela apresenta indicações de leitura que utilizamos para embasar o texto, bem como, também expõe reflexões preliminares cujo aprofundamento acontecerá durante o processo de pesquisa. As dificuldades evidenciadas nesses estudos podem ser justificadas, entre outras coisas, pelas poucas discussões sobre esta temática pelos professores da escola do campo. Em virtude disso, reconhecer a necessidade de ampliação de saberes e visões sobre este tema e sua abordagem, são algumas das diversas estratégias de trabalho que podem ser utilizadas para potencializar essas discussões. Portanto, propõe-se nesta pesquisa fornecer um espaço de debate para os docentes da escola do campo, principalmente da Escola Municipal Rio das Contas.

Texto Completo: PDF