Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A BNCC DO ENSINO MÉDIO: APONTAMENTOS E REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO E EDUCAÇÃO

Fernanda Dione Sales de Souza, Elisângela Aguiar Oliveira Andrade, Reginaldo Santos Pereira

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar a polifonia de discursos e textos que se tem produzido acerca da Base Nacional Comum Curricular BNCC para o ensino médio, presente na legislação que rege a BNCC, bem como os ditos por grupos políticos de natureza privada. O estudo utiliza da pesquisa qualitativa e se norteia através da análise do discurso na perspectiva foucaultiana e, para tanto, serão tomados como elementos básicos de análise as noções de formação dos objetos, formação dos conceitos e formação das modalidades enunciativas apresentadas na obra Arqueologia do Saber. Os posicionamentos desfavoráveis a BNCC do ensino médio até então, resultam da crítica feita por estudiosos da educação e curriculistas a esta política de currículo e à conduta governamental, a qual tem sido considerada arbitrária, demonstrando o comprometimento no desenvolvimento de um individuo padrão por meio de competências e habilidades, as quais servirão aos anseios do mercado de trabalho e de uma elite capitalista.

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