A AULA DE PORTUGUÊS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZ A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC?
Thays Santos Costa
Resumo
Este artigo analisa as orientações da Base Nacional Comum Curricular para a aula de Português no Ciclo de Alfabetização, destacando orientações e possíveis desafios e contribuições para a prática pedagógica de professores ao alfabetizar letrando. Na fundamentação teórica priorizamos as contribuições de Geraldi (1997, 2012), Costa Val (2002) Antunes (2003, 2013) no que se refere aos fundamentos do ensino de português, e no que se refere aos aspectos destinados as especificidades da alfabetização e do letramento, Soares (1990, 1997, 1999, 2001, 2002, 2003 e 2016) todos com base teórica na concepção sócio interacionista da linguagem. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa bibliográfica-documental, de abordagem qualitativa, apresentamos as orientações da BNCC para a aula de português com foco na alfabetização e letramento, identificando possíveis obstáculos, fragilidades e méritos do trabalho a partir da BNCC sem se ater a comparações com as versões anteriores. A expectativa é de que a leitura do artigo possa contribuir para a compreensão do documento e para reflexão das práticas de ensino, visando, em última instância, à melhoria das expectativas de aprendizagem dos alunos no que se refere à alfabetização e ao letramento.
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