Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS VIVENCIADAS NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SENHORINHA CAIRO

Claudionor Alves da Silva, Nairan Prado Rodrigues

Resumo


Partimos do pressuposto de o trabalho com artes na Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos a partir da infância. O objetivo deste trabalho é apresentar o relato de uma experiência desenvolvida com crianças da Creche e Pré-escola, tendo a arte como pano de fundo. Com o propósito de estimular os alunos no desenvolvimento de habilidades que os tornem capazes de compreender a arte como expressão de liberdade da sua capacidade criadora, possibilitando-os a desenvolverem habilidades através da reprodução da pintura, modelagens e artes cênicas, bem como, conhecer artistas renomados e a sua contribuição para o desenvolvimento da arte em nosso país, é que foi desenvolvido o projeto “Releitura de Artes na Educação Infantil” no Centro Municipal de Educação Infantil Senhorinha Cairo. O projeto foi desenvolvido de julho a dezembro do ano de 2018 e foi dividido em duas etapas: na primeira etapa, foram trabalhadas as obras de Romero Brito, Tarsila do Amaral e Vinicius de Moraes; na segunda etapa, as obras do artista plástico Ivan Cruz. O desenvolvimento desse projeto revela a importância, entre outras coisas, a importância do trabalho com a ludicidade, assim como o trabalho com a arte desde a primeira etapa da educação escolar.

Texto Completo: PDF