Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A ARTE E O ATO DE EDUCAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Elizama Palma dos Santos da Silva, Sandra Lima Borges

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os principais pontos para uma educação de qualidade, no que tange a ministração artística, analisando como é realizado o processo ensino e aprendizagem da arte nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como entender o papel do professor diante dessa temática no desenvolvimento do ser social. Para embasamento teórico foram utilizadas pesquisas em sites confiáveis, livros em bibliotecas, além disso, consultaram-se documentos legislatórios do Brasil, para pesquisa no viés documental; a fim de atender o viés prático, aplicou-se em questionário a agentes educacionais de algumas cidades do estado da Bahia para complementação. Diante disso, como resultado tem-se o êxito, com os objetivos alcançados, pois se pôde observar a prática educativa, tendo em vista que, a educação artística é importante para o ser em construção, que estimula o desenvolvimento de vários sentidos, e o professor deve estar em constante reflexão sobre sua prática, com a finalidade de favorecer um melhor aprendizado e desenvolvimento satisfatório.

Texto Completo: PDF