Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE PEQUENOS AGRICULTORES, ESTUDANTES DE EJA, DO DISTRITO DE QUARAÇU - BA

Iêda Braga Varges Lacerda, Maurício Silva Araújo

Resumo


O distrito de Quaraçu, pertencente ao município de Cândido Sales, situado no sudoeste baiano, é uma comunidade da zona rural a qual tem como sua principal fonte de renda o trabalho com a terra, seja no cultivo da mandioca, ou no cultivo de verduras e hortaliças. Alguns dos pequenos agricultores quaraçuenses são estudantes de uma das escolas municipais na modalidade da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Desta forma, buscou-se conhecer a relação entre a Aprendizagem Significativa e a Educação do Campo por meio deste estudo, sendo esta uma investigação qualitativa de cunho exploratório a partir do estudo de caso, utilizando de dados coletados a partir da observação e de gravação de áudio e vídeo durante uma atividade prática. Os resultados obtidos mostraram que os discentes aprenderam significativamente um novo conceito, por meio da experimentação na qual eles tiveram a oportunidade de analisar, argumentar, realizar observações, relacionar informações e contextualizá-las. Conclui-se que, as situações de aprendizagem vivenciadas neste trabalho, bem como o tema escolhido, contribuíram para a motivação para o aprendizado em química, devido, entre outras razões, ao contexto dos estudantes, uma comunidade localizada na zona rural.  Desse modo, as situações de Aprendizagem Significativa, a partir da metodologia utilizada, mostraram-se estratégias eficazes de ensino, sendo capaz de levar o discente a se interessar pelos temas apresentados e se apresentar mais receptivo à disciplina.

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