Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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EDUCAÇÃO INTEGRAL NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DISCURSOS (IN) TRANSPARENTES

Rubnilson Sousa Silva, Ninfa Emiliana Freire Santos Fausto

Resumo


Este trabalho se destina a compreender as evidências dos discursos sobre a Educação Integral no Programa “Mais Educação” do governo federal, utilizando os princípios teóricos e metodológicos da Análise do Discurso (AD), especificamente a abordagem francesa. Sob essa metodologia, analisamos os indícios deixados pelos discursos dos documentos de constituição do Programa (legais e pedagógicos) afim de compreender os vestígios que sinalizam para a visão da Educação Integral. A partir daí, procuramos evidenciar as vinculações com as formações sociais, identificando as Formações Ideológicas (FIs) e as Formações Discursivas (FDs) que emergem dos discursos desse Programa. Esperamos que essa temática possa permitir reflexões de que os discursos sobre a Educação Integral deva ser interpretados considerando os elementos de reprodução de seu contexto, sejam eles científicos, políticos, econômicos, culturais e principalmente de sua base ideológica.

Palavras-chave: Educação Integral. Programa Mais Educação. Análise do Discurso

 

 


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