Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AVALIAÇÃO E ROTINA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DE TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Anne Rocha da Silva, Marileuda Fernandes do Nascimento Santos, Aluzinete Brito Vieira Souza, Adenilson Souza Cunha Júnior

Resumo


Esse trabalho é fruto da sistematização das experiências de observação de turmas da Educação Infantil, desenvolvidas no âmbito da disciplina Metodologia da Educação Infantil do curso de pedagogia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, A abordagem de pesquisa aqui utilizada foi à qualitativa que teve como objetivo realizar a observação em uma escola de educação infantil localizada no município de Itapetinga-BA, com a finalidade de verificar/refletir sobre a organização do trabalho pedagógico. Os subsídios teóricos foram baseados nos autores: Godoy (1995), Ostetto, (2012), Paniagua (2007), Melchior(1999), Nicolau (1986), Bassedas, Huguet e Sole, (1999). A educação infantil é à base de todo desenvolvimento, como observadoras tivemos uma visão bem melhor da importância do que venha ser a educação infantil, se a criança for bem trabalhada e se desenvolver bem, ela vai ter mais facilidade para ser alfabetizada. Apesar das crianças serem muitos pequenas, o trabalho pedagógico é feito de verdade.

Palavras-chave: Observação, Educação Infantil, Escola


Texto Completo: PDF