Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A PRÁXIS PEDAGÓGICA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO

Valderlan Marques de Queiroz, Tatiane Trindade Machado, Cássia Paloma Porto Silva, Erlânia Pereira da Silva

Resumo


O presente artigo se propôs a discutir a práxis pedagógica – em que teoria e prática se unem na ação ativa e libertadora mediada pela dialogicidade como método e pela horizontalidade como ontologia –, em um projeto de extensão – que se configura como estratégia adotada para subsidiar o processo ensino aprendizagem dos estudantes –, realizada na Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca.Para tanto, tomamos como ponto de partida o seguinte questionamento: Quais as implicações do projeto de extensão na formação dos professores de educação física? Tendo como objetivo refletir que a ação docente é embasada no ato de compartilhar conhecimentos; reconhecer fragilidades; estabelecer um compromisso com a sociedade; desenvolver potencialidades; enfrentar suas limitações; saber que não se sabe tudo, mas que juntos, ­– docentes, discentes e comunidade – podem ir além do conhecimento adquirido no ambiente escolar e extra-escolar. Para isso, foirealizada uma pesquisa qualitativa comartigos referentes ao tema e sobre o projeto “VAMOS VADIAR”: capoeira no campus, - ainda em andamento - o qual visa dialogar tanto com a comunidade acadêmica quanto com a externa– como é o caso das intervenções realizadas pelo projeto na escola EPIAL[1] – objetivando discutir sobre as possibilidades da capoeira e sua historia, assim como trabalhar a prática corporal, juntamente com uma revisão sobre os relatos dos projetos anteriores, que se encontram arquivados.

Palavras-chave: Formação docente. Projeto de Extensão. Práxis Pedagógica.


[1]Escola Estadual Professora Izaura Antônia Lisboa

 


Texto Completo: PDF