Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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O PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA E O MATERIAL DIDÁTICO “BAHIA, BRASIL – ESPAÇO, AMBIENTE E CULTURA” NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

Tiago Brunelli Alves Brito

Resumo


O presente artigo tem como objetivo caracterizar e descrever o Projeto estruturante da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC BA) chamado Programa Ciência na Escola (PCE) e localizá-lo dentro das políticas públicas em educação. O PCE, apresenta um material didático chamado “Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura” que se constitui como campo empírico de pesquisa no que tange ao currículo de história, à educação científica, à interdisciplinaridade e ao conhecimento histórico. Pretende-se, ao expor a temática, dialogar com alguns textos que tratam das políticas públicas em educação e das políticas curriculares para tentar esclarecer o papel desse programa (PCE) quando da sua idealização e concretização para o ambiente escolar. Serão apresentadas preliminarmente algumas conjecturas em relação ao PCE, haja vista o fato de a pesquisa ainda estar em andamento, no que se refere à sua intenção de melhoria da educação básica na rede pública de ensino baiana e da parceria público privada na gestão da educação, elaboração e confecção de material didático com a proposição de “novas metodologias”, além de discutir as concepções de educação científica, de conhecimento histórico e apresentar o método que possivelmente se firmará como base e “fio condutor” dessa pesquisa.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Currículo. Educação Científica.

 


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