Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DESENVOLVIDO NA COMUNIDADE DO SEGREDO-BA: UMA EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRB

Silvana Souza da Silva, Klayton Santana Porto

Resumo


Este artigo relata as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular Obrigatório I do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Na comunidade remanescente de Quilombo de Segredo, município de Souto Soares. Este artigo tem como objetivo apresentar as vivências do estágio supervisionado em Ciências da Natureza nas séries finais do Ensino Fundamental com o intuito de refletir sobre o processo de formação inicial em Educação do Campo a partir da discussão das ideias dos autores como Caldart (2002; 2009) e Fernandes e Molina (2004). O presente artigo incide em uma pesquisa de estudo de caso, sendo desenvolvido a partir de um relato de experiência abordando minha reflexão a partir do estágio supervisionado em uma turma de 8º ano B da Escola Municipal Rui Barbosa. O trabalho traz descrições de ações realizadas no período do estágio como observação, coparticipação e regência bem como as metodologias utilizadas. Dentro dessa perspectiva, ressaltamos a importância do estágio supervisionado na formação de professores na educação do campo, sobretudo quando analisamos o currículo do curso de licenciatura em educação do campo da UFRB, o qual preza pela constante união entre teoria e prática sempre permeadas pela essência de uma educação emancipatória e libertadora.

Palavras-chave: Educação do Campo. Ensino de Ciências. Estágio. Formação de Professores

 


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