Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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POLÍTICA EDUCACIONAL: O PARFOR PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Silvana Sousa Andrade, Leila Pio Mororó

Resumo


O presente texto discute a formação de professores a partir da década de 1990, discutindo os programas emergenciais de formação de professores no Brasil, enfatizando o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor. O estudo em tela trata-se de um recorte da pesquisa de Mestrado em andamento, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, inserida na linha de Políticas Públicas e Gestão Educacional. O texto apresentado tem por objetivo identificar a relevância política do Parfor enquanto programa emergencial do desdobramento da Política Nacional de Formação de Professores instituída no Brasil. Discorre-se a cerca da temática a partir das análises ancoradas no aporte teórico dos estudiosos de Políticas Públicas Educacionais e Formação de Professores. Utiliza-se a metodologia qualitativa para descrever algumas das constatações evidenciadas a partir das leituras realizadas e com base nas análises preliminares dos dados que estão em andamento para desfecho da dissertação de Mestrado. Os resultados preliminares apontam que o Parfor enquanto política de educação torna-se um programa de natureza emergencial de intuito a correção dos déficits significativos em relação à formação de professores, tem sido um dos planos criados nas últimas décadas com maior longevidade e abrangência nacional.

Palavras-chave: Parfor. Política Educacional. Políticas Públicas

 


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