Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

LEGISLAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: ENTRE O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS ESCOLARES

Rosane Barreto Ramos dos Santos, Paulo Pires de Queiroz

Resumo


Os princípios da educação intercultural estão presentes no ordenamento jurídico nacional, porém, ainda estão distantes do cotidiano escolar. Nesse campo problemático, o artigo desenvolve uma reflexão acerca das possíveis aproximações e afastamentos entre o discurso legal e as práticas escolares, admitindo, como hipótese de trabalho, que os distanciamentos entre eles são marcantes na cultura escolar e cabem ser questionados pela reflexão coletiva dos educadores. O estudo pontua que educar qualitativamente passa, necessariamente, por ensinar para o diálogo intercultural e por meio dele, tendo em vista a construção de um pensamento crítico e emancipado que impulsione a justiça social. Nesse sentido, a interculturalidade pode ser um caminho capaz de tornar a prescrição constitucional em ato no cotidiano escolar. Certamente, a legislação educacional brasileira é afeita ao projeto pedagógico intercultural, mas ela ainda estaria distante de se efetivar nos contextos escolares concretos, chamando os educadores a construir alternativas práticas interculturais nas escolas.

Palavras-chave: Legislação. Interculturalidade. Escola Básica.

 

 


Texto Completo: PDF