Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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A UFRB ENTRE A INCLUSÃO E A EXCLUSÃO: A MOBILIDADE INTERNACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO SOCIALMENTE REFERENCIADA

Renata Conceição dos Santos, Georgina Gonçalves dos Santos

Resumo


O artigo situa-se no âmbito da pesquisa intitulada “Caminhos da internacionalização universitária: o caso da UFRB”, que tem como objetivos compreender o papel da internacionalização em uma instituição circunscrita pelo processo de interiorização do ensino superior. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia se constitui em uma instituição recém-criada que se insere num processo de democratização do ensino superior através da expansão para o interior do Estado com sua estrutura multicampi. Destaca-se ainda, pelo desenvolvimento local e inclusão social, sendo reconhecida como uma instituição socialmente referenciada. O presente texto tem por finalidade discutir os desafios dos programas de mobilidade internacional desenvolvidos pela instituição, a partir da análise dos discentes autodeclarados negros e/ou assistidos por Programas de Permanência Qualificada e que tenham realizado intercâmbio. Utilizando-se da etnografia institucional como referencial teórico-metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, construída de forma implicada, cujo método elencado para a investigação é o estudo de caso. Para a produção de dados, deste estudo, foram utilizados a observação participante, diário de campo, análise de relatórios da mobilidade e entrevista semiestruturadas com três discentes participantes da mobilidade internacional. Os resultados apontam para a relevância da inserção de sujeitos historicamente excluídos do ensino superior nas ações de internacionalização, mas reafirmam os desafios institucionais no que diz respeito ao domínio do idioma estrangeiro, preparação ainda no país de origem e auxílio financeiro.

Palavras-chave: Internacionalização. Mobilidade. Inclusão.

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