Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO TERRITÓRIO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Regivane dos Santos Brito, Jany Rodrigues Prado, Berta Leni Costa Cardoso, Claudio Pinto Nunes

Resumo


A formação profissional do professor é um processo que exige criticidade sobre suas representações pessoais, crenças e concepções, refletindo na construção da sua identidade enquanto professor. O objetivo deste trabalho é discutir a formação de professores como território de construção da identidade profissional, sistematizando os conceitos de território, territorialidade e identidade no âmbito da formação docente.Verificou-se que a formação docente tem seguido a determinações mercadológicas deixando lacunas e indagações referentes à identidade do professor. A dominação de organismos internacionais na educação tem ditado normas e regras bem como definido métodos, avaliações e conteúdos a serem seguidos. Essa dominação surgiu como espaço de lutas desses profissionais em que tanto houve transformação como reprodução. Pensando a questão de que a territorialidade se estabelece em conjunto e a partir das relações que são construídas diariamente sob diversos contextos, compreende-se que essas relações estabelecidas em cada território contribuem para a construção e reconstrução da identidade profissional. Outros aspectos como valorização do professor, condições de trabalho e questões salariais influenciam na qualidade de vida do profissional e consequentemente na sua formação e identidade. Portanto, sua formação deve possibilitar que sua identidade seja construída, desconstruída e reconstruída de acordo com fatos históricos, políticos, econômicos e sociais.

Palavras-chave: Formação Docente. Identidade Profissional. Território.


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