Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ERA UMA VEZ... A LITERATURA INFANTIL E AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO IFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

Reginaldo Santos Pereira, Nilson Sousa Cirqueira, Edmacy Quirina de Souza, Elson de Souza Lemos

Resumo


A literatura infantil é um artefato cultural que está presente em diferentes contextos sociais, educativos e estrutura-se em discursos que nos permite visualizar quais representações ou modelos de infância são produzidos e reproduzidos pelos textos narrativos. Inserida no campo dos Estudos Culturais, a linguagem literária para crianças, traz consigo um campo de construção de sentidos que se insere em uma esfera discursiva de representação da infância, bem como de modos de ser e estar no mundo, ou seja, uma tecnologia de governo que produz o sujeito infantil. Após a aprovação da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas brasileiras, vê-se no mercado editorial brasileiro a ampliação do número de títulos de livros de literatura infantil que tematizam as relações étnico-raciais. Mas, qual repertório de histórias tem sido disponibilizados e apresentados às crianças das escolas públicas e particulares de educação infantil e ensino fundamental I no município de Itapetinga-Ba? Quantos e quais títulos tematizam as relações étnico-raciais? Essas obras contribuem para estimular e empoderar as crianças para o conhecimento e valorização da cultura africana? A partir desta problematização, o estudo propõe realizar um levantamento e diagnóstico do quadro de recepção das obras que tematizam as relações étnico-raciais e analisar tais textos literários. Trata-se de uma pesquisa documental que utiliza como ferramenta metodológica a arqueogenealogia foucaultiana e propõe analisar discursivamente como as narrativas dos livros infantis nas escolas de Itapetinga problematizam a produção das identidades étnico-raciais.

Palavras-chave: Infância. Literatura Infantil. Relações Étnico-Raciais.

 


Texto Completo: PDF
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor