Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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O PIBID E A ARTICULAÇÃO TEORIA E PRATICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR SOBRE A EXPERIENCIA NO CAMPUS XVI DA UNEB – IRECÊ-BA

Rafaela Batista Neiva, Daelcio Ferreira Campos Mendonça

Resumo


O presente artigo visa expor um estudo de caso realizado com os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XVI – Irecê-BA e participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID),no ano de 2014.O objetivo foi analisar como as propostas apresentadas pelo Decreto nº 7.219/2010, que institui a criação do Programa, tem possibilitado a articulação entre os conhecimentos teóricos e a prática para formação do graduando de Licenciatura em Pedagogia, contribuindo para uma formação qualitativa e que supere a visão, e o discurso, que enraíza a ideia de dissociação entre teoria e prática. O trabalho foi fundamentado teoricamente buscando fazer uma ligação entre o que discorrem autores e os achados da pesquisa. A partir da locução dos sujeitos, pode se afirmar que o caminho de superação dos entraves relacionados à articulação teoria e prática na formação docente, vem sendo trilhado, principalmente com as vivências e aprendizagens construídas a partir da participação no PIBID.

Palavras-chave: Formação Docente. PIBID. Teoria e prática.

 


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