Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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LINGUAGEM HUMANIZADORA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: UM RECORTE INTERCULTURAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA

Paula Carolina Fernandes Montenegro

Resumo


O objetivo deste artigo é relatar a experiência vivenciada no Subprojeto Letras/Inglês do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) denominado Abordagem Intercultural do Ensino de Língua Inglesa na Escola Pública.  Tal experiência diz respeito ao uso dos princípios da Linguagem Humanizadora (MATOS, 2004) na produção de material didático para o ensino de língua inglesa em salas de aula do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Salvador. Para alcançar o objetivo proposto, primeiro discorremos brevemente sobre a abordagem intercultural do ensino de línguas e sobre a tarefa de produzir e adaptar materiais didáticos. Em seguida, relatamos os questionamentos levantados no subprojeto em relação ao uso dos materiais didáticos propostos. Por fim, elencamos os princípios norteadores da prática de uma comunicação humanizadora como orientação para professores de língua e apresentamos duas sequências didáticas desenvolvidas pelo subprojeto e aplicadas nas salas de aula de língua inglesa da escola parceira. Os resultados dessa experiência apontam para uma resposta positiva da comunidade envolvida bem como a necessidade de professores de línguas abraçarem o direito que todos os usuários de línguas têm de aprenderem a se comunicar pacificamente.

Palavras-chave: Abordagem intercultural. Ensino de língua inglesa. Linguagem humanizadora.

 


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