Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DIDÁTICA NO PROCESSO FORMATIVO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS

Odete Pereira Donato, Cláudia dos Santos Bispo, Noélia do Carmo Rodrigues, Sandra Alves de Oliveira

Resumo


Esta pesquisa trata-se de um estudo de natureza qualitativa acerca das contribuições da Didática no processo formativo e na prática pedagógica de professoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de quatro escolas municipais de Guanambi-BA. Buscou-se, neste trabalho, identificar e analisar as concepções e sentidos da Didática no processo formativo e na prática pedagógica, atribuídos pelas professoras participantes da pesquisa. Os fundamentos teóricos deste trabalho estão ancorados nos estudos de Candau, Libâneo, Pimenta, Pimenta e Anastasiou, Tardif, Tavares, Veiga, dentre outros. Os dados foram coletados e analisados por meio da utilização dos seguintes instrumentos e procedimentos metodológicos: questionário, entrevista semiestruturada e diário de campo reflexivo das pesquisadoras. A análise dos dados indica que as professoras reconhecem a contribuição da Didática no processo formativo e na prática pedagógica, levando em consideração que este componente curricular possibilita uma formação que faz a ponte entre a teoria e a prática docente.  Sabe-se que cabe ao educador compreender o estágio de desenvolvimento dos estudantes, buscando criar ações e métodos diversificados, para, assim, obter melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem. A realização desta pesquisa proporcionou uma ampla reflexão sobre a importância da Didática na formação docente e na prática pedagógica. Pesquisar essa temática desde sua origem até os dias atuais possibilitou-nos um conhecimento ímpar, direcionando-nos para como agir na docência. Desta forma, a Didática é indispensável para a formação e prática pedagógica do professor.

Palavras-chave: Didática. Formação docente. Prática pedagógica.


Texto Completo: PDF
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor