Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A DIDÁTICA COMO COMPONENTE FACILITADOR DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Odete Pereira Donato, Marinalva Nunes Fernandes

Resumo


O presente projeto de pesquisa trata-se de um estudo de natureza qualitativa acerca das contribuições da Didática na prática pedagógica interdisciplinar de professores da educação de jovens e adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Guanambi/BA. Os principais objetivos desta investigação são: Identificar as concepções e sentidos da Didática e da Interdisciplinaridade na prática pedagógica, atribuídos pelos professores da Educação de Jovens e Adultos, descrever como ocorre o diálogo entre os docentes dessa modalidade educacional, analisar as contribuições da Didática no processo formativo e na prática Interdisciplinar dos professores a partir dos sentidos que lhe são atribuídos, dentre outros. Os fundamentos teóricos deste trabalho estão ancorados nos estudos de pesquisadores que possuem diferentes visões e contribuições sobre o estudo em questão. Nesse contexto, os dados serão coletados e analisados por meio da utilização dos seguintes instrumentos e procedimentos metodológicos: questionário, entrevista semiestruturada e diário de campo reflexivo das pesquisadoras. Discutir a trajetória e o caminhar da Didática e da Interdisciplinaridade até os dias atuais permitirá compreender os processos formativos dos docentes no que tange o processo de ensino e de aprendizagem, a problemática do ensino, a relação entre teoria e prática, a importância de um trabalho interdisciplinar para uma formação ampla do sujeito e o papel da Didática na formação de professores com ações interdisciplinares. Espera-se, com a realização dessa investigação maior aprofundamento dos nossos conhecimentos sobre a Didática e a Interdisciplinaridade, bem como a influência da Didática para a aquisição de uma prática pedagógica interdisciplinar na EJA.

Palavras-chave: Didática. EJA. Interdisciplinaridade.

 

 


Texto Completo: PDF