Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DIDÁTICA: UMA PONTE PARA À PRÁTICA INTERDISCIPLINAR E CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO/ APRENDIZAGEM

Odete Pereira Donato, Marinalva Nunes Fernandes

Resumo


O presente trabalho é resultado dos estudos de natureza qualitativa, realizados durante o primeiro eixo temático do curso de Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares, que teve como temática: Fundamentos Epistemológicos da Interdisciplinaridade na Educação. Este estudo tem por objetivosressaltar a existência de ligações inevitáveis entre a Didática e a Interdisciplinaridade, segundo o seu sentido e a sua existência; abordar as contribuições da Didática para a formação docente eda interdisciplinaridade como ponto chave para o processo de ensino/aprendizagem.Através desses objetivos, apresentaremos, em um primeiro momento, os conceitos e concepções das duas temáticas; em seguida, discorreremos sobre a contribuição da Didática para a aquisição de uma prática interdisciplinar e, por fim, dissertaremos acerca dessas contribuições para o processo de ensino/aprendizagem.O aporte teórico que respalda este artigo dialoga com as ideias de diferentes autores que contribuem para a compreensão dessas vertentes. Pesquisar essas temáticas, juntamente com os estudos realizados em sala de aula, possibilitou um conhecimento ímpar, direcionando-nos a um novo agir na docência. Desta forma, percebemos como as temáticas abordadas são indispensáveis para a formação docente, bem como para o aprimoramento de suas práticas pedagógicas.


Texto Completo: PDF