Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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VOZES NA AULA: SOBREPOSIÇÃO E SILENCIAMENTO

Marcone Araujo Higino, Ester Maria de Figueiredo Souza, Lucia Gracia Ferreira

Resumo


As possibilidades de investigação do funcionamento discursivo da aula é matéria de estudos no campo das didáticas da língua e dos estudos de interação verbal. A intenção desta comunicação é a de apresentar dados produzidos no contexto natural de ensino, delimitando a ocorrência de padrões/ao de silenciamento dos enunciados docente e dos estudantes quando da apresentação pelo professor da temática predominante na aula. Discute-se o gerenciamento das vozes presentes na aula de português, a sobreposição dos enunciados do professor, dos alunos que tendem a provocar o diálogo ou estancar as possibilidades de ocorrência desse. Para tanto, expõem-se extratos de aulas de uma professora de língua portuguesa, do ensino médio, de uma escola da rede pública, gravadas em áudio e transcritos em turnos de fala, com o intuito de apresentar a predominância do padrão de tomada da palavra pela professora e pelos estudantes, se tendem ao silenciamento ou à réplica.

Palavras-chave: Dialogismo. Didática. Interação.


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