Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

NÚCLEO CELULAR E SEUS COMPONENTES: ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA PELO PIBID PARA APRIMORAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

Monara Silva Guimarães, Ianara Trindade Damasceno, Nádia Amorim Pereira, Obertal da Silva Almeida

Resumo


O presente trabalho  apresenta a descrição e análise de dados de uma atividade lúdica desenvolvida pelos bolsistas de iniciação a docência (ID) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) com os alunos do ensino médio. Além da descrição ele vem evidenciar a importância da utilização de atividades lúdicas nas escolas e como essas atividades auxiliam no crescimento e formação dos bolsistas. A lúdica do núcleo celular foi realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, município de Itapetinga-BA em quatro turmas de 1º ano, com o objetivo central de revisar os conteúdos teóricos aplicados em sala de aula e contribuir para no aprimoramento da prática docente dentro do processo de ensino e aprendizagem. O desenvolvimento da prática se deu com a divisão dos alunos em cinco grupos onde cada bolsista ficou responsável por um. Cada grupo continha materiais didáticos como cromossomos e nucleotídeos de emborrachado e cariótipos normais e com diferentes síndromes impressos em papeis. A aplicação da atividade foi dividida por etapas e ao final, os alunos responderam uma atividade avaliativa com perguntas correspondentes ao conteúdo da prática. Ao coletar e analisar os dados foi possível perceber que a atividade foi de suma importância, configurando a mesma uma ferramenta essencial no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as interações entre bolsistas e alunos, saberes advindos da universidade e do ensino básico foram de grande valia para o crescimento e o aperfeiçoamento da prática docente.

Palavras-chave: Aperfeiçoamento docente. Atividade lúdica. PIBID.

 


Texto Completo: PDF