Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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REFLEXÕES SOBRE A CATEGORIA IDENTIDADE FUNDAMENTADA NA PSICOLOGIA SOCIAL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Moisés Nascimento Soares

Resumo


Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo que busca refletir as contribuições da categoria identidade, fundamentada na psicologia social, para o campo da formação de professores. As noções de personagem, identidade-mito e identidade-metamorfose, política de identidade e identidade política parecem promissoras para melhor compreendermos e interpretarmos diferentes políticas públicas de formação de professores, o desafio decorrentes de sua implementação e avaliação contínua, de propostas variadas de formação de professores, seja nas licenciaturas, ou na formação continuada. Além das contribuições e ganhos decorrentes da análise de diferentes propostas formativas, tais noções ajudam a lançar um olhar de busca de compreensão das tensões e contradições implicadas em toda proposta e política pública voltada à formação de professores, iluminando o caráter dialético e complexo das dimensões pessoais, profissionais e institucionais nas quais se reconstroem a identidade dos sujeitos dela participantes.

Palavras-chaves: Formação de Professores. Identidade. Psicologia Social


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