Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS RELIGIOSIDADES DE MATRIZ AFRICANA NUMA PERSPECTIVA DA PRÁXIS EDUCACIONAL

Milena Cordeiro Barbosa, Nivaldo Vieira de Santana

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar a percepção social de religiosidades de matriz africana a partir de estudantes de nível médio de Vitória da Conquista/BA em comparação com religiões cristãs. A escolha do ambiente escolar como local de pesquisa se deu afim de observar a aplicabilidade da Lei nº 11.645 de 2008 na formação sociocultural dos estudantes. Utilizou-se como método a aplicação de teste projetivo, Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Além disso, foi feita observação direta e coleta de dados de funcionários da escola. Observou-se que os alunos, sujeitos da pesquisa, possuem conhecimento sobre as religiosidades estudadas o que tornou viável a análise do teste. A aplicação do TALP trouxe à tona a utilização de termos pejorativos referindo-se às expressões religiosas de matriz africana, bem como se suas práticas. O mesmo não foi observado nas religiões cristãs. Não foi possível o acesso ao Projeto Político Pedagógico da escola. Concluiu-se que a passagem pelo sistema educacional não é suficiente para ocorrer uma mudança na percepção social de estudantes com relação às religiões de matriz africana, visto que as representações sociais são construídas nas relações sociais apoiadas num tempo histórico e, por vezes, aceitas no contexto educacional independente das legislações.

Palavras-chave: Candomblé. Lei nº 11.645/08.  Representação Social.


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