Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: HISTÓRIA, DESAFIOS E REFLEXÕES NO CAMPO DE PESQUISA

Lucimar Gracia Ferreira, Lúcia Gracia Ferreira, Denise Aparecida Brito Barreto, Daiane Santana Teixeira

Resumo


O artigo teve por objetivo refletir sobre a infância, a criança e a educação infantil e observar as atividades realizadas em sala de aula, a interação e relação entre professor/aluno. A infância, como historicamente construída, tem no resgate de suas origens a base do entendimento da criança de hoje e da educação que a ela está sendo oferecida. Este estudo traz dados, coletados através de observação, de uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública de Educação Infantil, no ano de 2015. Os dados demonstraram que a escola não atende adequadamente as necessidades da educação infantil e das crianças ali inseridas. Portanto, este nível de ensino ainda carece de atenção e mudanças para promover uma educação transformadora.

Palavras-chave: Criança. Educação infantil. Infância.


Texto Completo: PDF