Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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UMA ABORDAGEM SOBRE A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM VITÓRIA DA CONQUISTA– BA E SUA RELAÇÃO COM AS DIRETRIZES OPERACIONAIS – RESOLUÇÃO CEB/CNE Nº 01 DE 03/04/ 2002

Luciene Rocha Silva, Arlete Ramos dos Santos

Resumo


Este artigo, intitulado A Politica Municipal de Educação do Campo em Vitória da Conquista – Bahia. - resultou de uma pesquisa desenvolvida pelo Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC- BA, visando, analisar se a politica municipal de Educação do Campo em Vitória da Conquista-Ba está em consonância com as Diretrizes Operacionais Nacionais que orienta as escolas do campo no país, no período de 2010 a 2017. O método utilizado foi o Materialismo Histórico Dialético, com enfoque na Pesquisa-ação. Neste trabalho fizemos uma análise sobre as Políticas Públicas Sociais e Educacionais e a Educação do Campo, tendo como parâmetro as Diretrizes Operacionais (2002), a partir de um estudo cíclico avaliativo da Educação do Campo. Os resultados apontam contradições que provocam divergência em relação às Diretrizes Operacionais, na qual se constatam através da pouca atenção a Educação Infantil no campo, da formação continuada dos educadores equivocada, de um currículo distanciado da realidade, do fechamento de um grande número de escolas no campo, da ausência de um método específico para orientar o trabalho pedagógico nas classes Multisseriadas e ausência de uma proposta pedagógica para a Educação do Campo na rede municipal. Como política de intervenção apresentamos,  junto ao Fórum Municipal de Educação, uma Resolução, que dispõe sobre as diretrizes que orientam o trabalho pedagógico e administrativo das escolas no campo do município, conforme legislação Nacional e Municipal, a qual já apresentada à Secretaria de Educação do município investigado.

Palavras-chave: Educação do Campo. Educação Municipal. Políticas Públicas.

 


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