Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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AS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS COMO ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NO ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Luciana Amorim de Oliveira, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar a utilização das narrativas autobiográficas como alternativa metodológica para o estudo sobre a formação de professores. Com base nos estudos de autores como: Cunha (2017), Mendes, et.al (2013), Pimenta (2002), Reis (2008), Sousa (2006), dentre outros, o artigo fazuma abordagem sobre a formação docente através do estudo da memória e das narrativas autobiográficas, partindo do pressuposto que estas são capazes de construir e desconstruir nos professores os significados de suas experiências, provocando mudanças consistentes em suas práticas docentes, levando-os a compreender mais a si próprios e aos outros sujeitos envolvidos no processo de ensino. Esse reconhecimento possibilita ainda, formar uma consciência emancipadora, hábil a transformar não só o professor, mas todos aqueles que fazem parte do processo de educação. A abordagem sobre narrativas autobiográficas abrange uma orientação teórico-metodológica sob a qual vem se desenvolvendo um método de investigação bastante fértil no campo das ciências sociais e humanas. Nesse contexto, as memórias individuais e coletivas vêm sendo utilizadas na pesquisa em educação enquanto processo de produção de conhecimento relativo à formação docente. Considerar as narrativas autobiográficas na formação de professores é possibilitar sua própria intervenção na construção de sua concepção pedagógica, sendo assim um construtor do saber e não apenas mais um elemento dentro do processo de educação.

Palavras-chave: Currículo. Relações raciais. Trabalho docente.


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