Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CAPOEIRA E EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES NO ÁMBITO ESCOLAR

Lucas Betrão Batista, Rafael Valentim da Silva, Maihami Soares de Araujo, Cassia Paloma Porto Silva

Resumo


O referente artigo tem como finalidade analisar a capoeira como conteúdo da educação física escolar brasileira, devido a sua importância para cultura corporal, sendo uma manifestação popular brasileira que pode ser trabalhada pedagogicamente como um conteúdo do esporte, dança, jogo, luta, e pela sua importância ao se pensar as relações do indivíduo com a sociedade, ressaltando suas características políticas, históricas, étnicas e raciais. Para a produção do presente trabalho, foi realizada uma análise bibliográfica de cunho qualitativo em algumas obras de autores como, Suraya Cristina Darido, Coletivo de Autores, entre outros, que possuem contribuições no âmbito educacional referente à educação física, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais de educação física, como também, autores que possuem como objeto de estudo a capoeira, com finalidade de compreender em que medida esse conteúdo é inserido nas aulas de educação física. A capoeira possui grande potencial educativo, capaz de possibilitar o desenvolvimento físico, assim como, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do aluno. Dessa forma, esse conteúdo tem fundamental importância ao se pensar os aspectos voltados a cultura corporal, contudo, deve ser planejada visando não somente a técnica que seus movimentos necessitam, mas também, conceber essa atividade no seu âmbito enquanto manifestação cultural, não dissociando, dessa forma, sua historicidade, os aspectos políticos e culturais que a gerou.

Palavras-chave: Capoeira. Conteúdo. Educação Física.


Texto Completo: PDF