Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Luana Silva Santana, Klayton Santana Porto

Resumo


Observando a prática cotidiana no 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Carlos Souto, no Município de Laje – BA é perceptível as necessidades que os educadores enfrentam em relação à aprendizagem dos educandos, decorrentes de vários fatores como: alimentação; questões pedagógicas;  Ciclo de Formação, entre outros que fizeram com que houvesse uma defasagem  muito grande na aprendizagem dos mesmos. No intuito de sanar está situação, pensou-se na necessidade de redimensionar o Projeto Político Pedagógico da escola, convocando a comunidade possibilitando o corpo docente e discente a repensar, priorizar, estabelecer metas e ações referentes às dificuldades de aprendizagem que estes alunos vêm apresentando em seu contexto educacional, que, de certa forma, contribuem para o fracasso escolar. Neste sentido, este artigo teve como objetivo obter uma visão mais aprofundada acerca dos fatores que têm promovido o insucesso escolar dos alunos 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Carlos Souto, no Município de Laje – BA, para que se possa dimensionar uma proposta pedagógica que atenda às reais expectativas da Gestão Escolar, do PPP e da comunidade escolar como um todo. Portanto, este trabalho tratou-se de uma pesquisa qualitativa, sobre as dificuldades de aprendizagem que ocorre com estes alunos, cujos dados obtidos foram analisados conforme confrontamento com os diversos autores utilizados  para fundamentar a pesquisa. Os dados obtidos com a pesquisa permitiram concluir que a aprendizagem  é essencial para o trabalho  dos educadores  e o que se percebe  ainda nas instituições são lacunas  voltadas para uma gestão  burocrática, que muitas vezes desconsidera  o princípio primordial da instituição, que é favorecer  a construção  de cidadãos que interajam  com o conhecimento  de forma equilibrada e direciona  o tratamento  das questões de aprendizagem  de forma equivocada ou até mesmo  de caráter secundário.

Palavras-chave: Escola. Aprendizagem. Projeto Político Pedagógico.

 


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