Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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O LUGAR ONDE SE VÊ O OUTRO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS?

Lilian Santos Almeida, Josilene Silva da Costa

Resumo


O Programa Mais Educação foi implementado nas escolas públicas brasileiras no ano de 2007, com o intuito de ofertar uma educação integral em tempo integral para crianças e adolescentes. O programa propõe a ampliação da jornada escolar para o mínimo de sete horas diárias, onde os alunos permanecem  nas escolas nos turnos opostos as aulas para participarem de atividades esportivas, artísticas e pedagógicas, numa perspectiva lúdica.  Neste estudo, buscamos compreender sob o ponto de vista de crianças atendidas pelo Programa Mais Educação na cidade de Poções - BA, as contribuições das oficinas de teatro para a sua formação integral. Observamos que apesar do crescente interesse no desenvolvimento de pesquisas com crianças, no âmbito das políticas públicas, elas ainda são pouco ouvidas. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas-conversa em grupo e entrevistas-conversa singulares, com crianças dos Anos Iniciais de duas escolas urbanas da cidade de Poções. As falas das crianças revelaram que o teatro contribui na medida em que é uma atividade divertida e socializadora, sendo no entanto, pouco evidenciadas as suas contribuições estéticas. Apontaram ainda, o modo como pensam e vivenciam a escola, o lugar onde estão inseridas e as relações interpessoais que estabelecem cotidianamente, indicando que a escola deveria ofertar mais atividades artísticas, o que a tornaria um espaço mais prazeroso e menos rígido. Esta pesquisa também aponta a relevância de investigar como as crianças, enquanto sujeitos de direitos, devem ser protagonistas nas experiências e práticas dentro e fora da escola.

Palavras-chave: Teatro. Pesquisa com crianças. Programa Mais Educação.


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