Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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PNE: INGRESSO E PERMANÊNCIA ESCOLAR, FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Lílian Gleisia Alves dos Santos, Ivonilde Pereira Mota Alkmim, Edna Guiomar Salgado Oliveira

Resumo


Este artigo busca discutir as questões relacionadas à inclusão e permanência na educação escolar, a formação e valorização docente. Aborda, também, reflexões relacionadas ao novo Plano Nacional de Educação (PNE). Neste são discutidas as metas referentes aos segundo e terceiro grupos, que envolvem as temáticas relacionadas à inclusão, a formação e a valorização docente. Considerando que o momento é de implementação do novo PNE, torna-se imprescindível uma discussão a respeito de como essas temáticas têm sido norteadas nesse documento. Este artigo faz uma crítica às políticas públicas educacionais que não se efetivam, não são postas em práticas. Para a realização deste trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica, dialogando com autores, como: Nunes e Oliveira (2015), Scheibe (2010) e Gatti (2009); além da análise de documentos e legislações referentes à educação, mais especificamente, os que estão direcionados para a inclusão, formação e valorização docente.

Palavras-chave: Formação docente. Inclusão. Plano Nacional de Educação.

 


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