Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: INDAGAÇÕES A RESPEITO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Lady Daiana Oliveira da Silva

Resumo


Esta produção é um relato de experiência vivenciada no ensino médio,em uma escola da rede estadual da educação básica da Bahia, que versa sobre a educação para as relações étnico-raciais na área de Ciências Humanas. Neste texto, discutimos sobre currículo e educação para as relações étnico-raciais, no sentido de perceber como reverberam essas relações no contexto escolar. Além disso, debatemos sobre a necessidade de formação continuada de professores/as, para que reflitam e trabalhem com a questão étnico-racial no contexto escolar abrindo espaços que permitam a transformação da escola em um local em que as diferenças étnico-raciais, culturais, identitárias, religiosas e sociais possam ser respeitadas e valorizadas. Não mais a celebração acrítica da diversidade, e sim a participação, o questionamento e a decodificação de conceitos, teorias e discursos que compõem o currículo e as práticas em sala de aula.

Palavras-chave: Currículo. Relações raciais. Trabalho docente.

 

 


Texto Completo: PDF