Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET COMO RECURSOS FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DA LEITURA EM SALA DE AULA

Klayton Santana Porto, Luana Silva Santana

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar o uso do computador e da internet como recursos para práticas de leitura em sala de aula, especificamente no ensino fundamental, priorizando as relações aluno/leitor e aluno/pesquisador de textos que lhe atraia e torne prazeroso o ato da leitura, ajudando-o ampliar os limites do próprio conhecimento, para obter informações simples e complexas, em busca do prazer na leitura. A metodologia usada neste trabalho de pesquisa foi fundamentada na análise e interpretação da literatura sobre o assunto. Com o intuito de retratar a velocidade com que a tecnologia tem crescido e que os sistemas educacionais ainda não conseguiram avaliar suficientemente o impacto da informática e da Internet, para informar ou controlar as mentes e proporcionar ao educando a inclusão digital que é algo emergente. A função da escola é ensinar a pensar criticamente e para isso é preciso dominar mais metodologias e linguagens, inclusive a linguagem eletrônica e digital, e é dever da escola pública brasileira preparar os alunos para os tempos atuais e para o futuro educacional e profissional A partir da análise dos resultados obtidos neste trabalho, foi possível perceber que é necessário mudar os métodos de ensino, para reservar ao cérebro humano o que lhe é peculiar, a capacidade de pensar, em vez de desenvolver a memória. Se a sociedade se informatiza, temos que preparar um profissional para esta sociedade e consequentemente a redução das desigualdades sociais e regionais no Brasil.

Palavras-chave: Informática educativa. Educação Pública. Inclusão digital.


Texto Completo: PDF