Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

OBSERVATÓRIO FORMATIVO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR)

Júlio César Teixeira, Saionara Bonfim Santos, Josenaide Eloi

Resumo


Face ao processo de transformação que vem ocorrendo no ensino fundamental no Brasil, caracterizado por mudanças curriculares e metodológicas, a docência universitária vem passando por várias mudanças no que se refere a formação do Pedagogo. Nesse contexto, este relato de experiência construído a partir da experiência de formação de professores do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) aborda um relato de experiência conforme as atividades desenvolvidas tanto na sala de aula e atividades de campo, ampliando horizontes com relação aos saberes docentes construídos na graduação em andamento em  Pedagogia. O relato de experiência toma como base  para reflexões teóricas, vivencias e as transformações da prática instituídas mediante estudos sobre História nas séries iniciais nas escolas que lecionam. No ensejo, aprofundamos os conhecimentos com relação às legislações vigentes, identificamos novas ferramentas de análise dos fatos históricos e literários para compreender o tempo presente, discutimos noções de planejamento, execução, avaliação e sistematização, revisitamos a história e a cultura dos povos afrobrasileiros e indígenas e buscamos instrumentos para investigação de tempos de apagão da História nos currículos escolares em virtude da política vigente.

Palavras-chave: Formação docente. Prática pedagógica. PARFOR. Observatório formativo.


Texto Completo: PDF