Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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O PIBID/ UESB E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÕES SOBRE A POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÕES DESSAS EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES/BOLSISTAS DO PROGRAMA

Juliana dos Santos Pereira, Talamira Taita Rodrigues Brito

Resumo


O presente texto tem por objetivo estabelecer uma relação entre a escola de educação básica e a universidade, como espaços de aprendizagens, bem como as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID e do estágio curricular supervisionado para formação inicial dos estudantes de licenciatura/bolsistas do projeto e futuros docentes. A metodologia do trabalho está ancorada no paradigma qualitativo, numa perspectiva de pesquisa ação e estudos bibliográficos. A estrutura deste estudo esta organizado da seguinte forma: Introdução; as contribuições do PIBID e do estágio para formação inicial dos estudantes de licenciatura/bolsistas; reflexões sobre o processo de formação de professores; fundamentação teórica sobre a prática; considerações finais e referências bibliográficas. Em fim chegamos à compreensão que a experiência de estar e atuar na escola pública através do PIBID, e por meio dos Estágios Supervisionados na formação inicial, nos possibilita reconhecer, qual é o nosso papel na profissão docente, ter uma convivência e valorizar este ambiente tão complexo que é a escola.

Palavras-chave: PIBID. Estágio Supervisionado. Universidade. Escola.


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