Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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BUSCANDO COMPREENDER COMO SE CONSTITUI A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DA ROTINA DE UMA DETERMINADA SALA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Juliana de Jesus Nascimento, Soraia de Jesus Nascimento, Thaíla de Jesus Bastos, Ana Lúcia Santos Souza

Resumo


Discussões atuais em torno da Educação Infantil, tem enfocado a necessidade do respeito à cidadania infantil, tanto na organização das instituições, quanto no desenvolvimento das práticas pedagógicas pelos professores de crianças de 0 a 5 anos. No Brasil, a partir de 1990, presenciamos um significativo aparato normativo para a educação de crianças, tendo como eixo norteador o cuidar-educar-brincar. O presente trabalho surgiu após uma atividade de observação realizada em uma instituição municipal de educação infantil, do município de Jequié/BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, onde buscamos compreender como se organiza o espaço, bem como a rotina escolar e prática pedagógica na instituição. Os resultados apontaram para a necessidade de implementação das novas propostas curriculares e discussões sobre a Educação Infantil, que consideram a criança como sujeito de direitos e aponta para a importância da intencionalidade educativa no cotidiano das creches e pré-escolas. Além disso, há a necessidade de repensar o papel e a formação do professor de crianças de 0 a 5 anos. Ademais, a pesquisa nos possibilitou uma análise reflexiva da organização do espaço, da rotina escolar e da prática docente encontrada.

Palavras-chave: Organização do espaço escolar. Prática docente. Rotina.

 


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