Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ARTICULAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Juciara Rodrigues Rocha Duarte PINTO NUNES

Resumo


Este pesquisa tem por objetivo identificar as ações realizadas pela gestão escolar que auxiliaram na aprendizagem dos alunos, aumentando a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Foi realizada a pesquisa com os dois gestores do município de Maiquinique-Bahia, que tiveram um aumento considerável na média das escolas durante a gestão do público pesquisado. A produção de dados se deu através de questionário aberto aplicado aos gestores das escolas. Por meio dos dados coletados nos sites do Ministério da Educação e das respostas dos pesquisados é possível perceber uma melhora no Ideb dessas escolas, por um conjunto de ações assim mencionadas pelos gestores, como o trabalho em equipe, a formação inicial e continuada ofertada aos professores, o trabalho na perspectiva da Prova Brasil. Entretanto, apesar dos avanços são escolas que precisam melhorar a qualidade educacional e as estas dificuldades que impedem a qualidade da educação se dar principalmente segundo as gestoras pela ausência da família na vida escolar dos filhos.

Palavras-chave: Gestão escolar. Ideb. Qualidade da Educação. Aprendizagem

Texto Completo: PDF