Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA ANPED ENTRE OS ANOS DE 2003 A 2009

José Valdir Jesus de Santana, Suelma Sousa Santos Soares, Poliana Almeida Santos

Resumo


Este trabalho teve por objetivo analisar a produção científica do Grupo de Trabalho sobre “Educação e Relações Étnicorraciais” da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, entre os anos de 2003 a 2009, especialmente a produção voltada para educação das relações étnicorraciais no contexto da educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Utilizamo-nos dos aportes teóricos de Abramowicz e Oliveira (2006, 2012), Fazzi (2006), Cavalleiro (2001, 2014), dentre outros. Nas pesquisas aqui analisadas, vimos que a produção acadêmica do GT 21 da ANPED ainda continua pouco expressiva, diante do total de pesquisas que têm sido apresentadas e divulgadas no referido GT. Vimos que dos 78 trabalhos publicados no GT 21, entre 2003 e 2009, somente 9 trabalhos fazem referência às relações raciais entre crianças da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental. Todavia, esses trabalhos não privilegiam o ponto de vista das crianças em torno das relações étnicorraciais. Nesse sentido, há muito a ser feito e a sociologia da infância tem muito a contribuir com esse debate, tanto do ponto de vista teórico como metodológico. Como define Rita de Cassia Fazzi (2006) o ambiente escolar, por ser o lócus privilegiado de concentração de crianças, possibilita o desenvolvimento da questão racial entre elas. Nesse ambiente social, crianças testam, em suas relações, o conjunto de valores, atitudes, comportamentos, crenças e noções raciais aprendidos em outros lugares.

Palavras-chave: ANPED; crianças; relações étnicorraciais

 


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