Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: MARCOS LEGAIS E PRODUÇÃO ACADÊMICA

Jorsinai de Argolo Souza, Isabel Cristina de Jesus Brandão

Resumo


Esse estudo apresenta um levantamento da produção do conhecimento sobre a formação continuada de professores da Educação Infantil no Brasil, publicada em um conjunto de teses e dissertações encontradas no IBICT- Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia, no período de 2005 a 2010. Pretende-se ampliar os estudos acerca da formação continuada nos aspectos relativos às questões políticas, metodológicas e didáticas como uma das garantias para uma Educação Infantil de qualidade. Conclui-se que há poucas produções sobre política de formação continuada, baseadas em uma abordagem crítica e dialética, que discutem as contradições presentes no texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN 9394/96; do Plano Nacional de Educação- PNE 2014-2024 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e para a formação continuada (Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015). Sugere-se a ampliação do número de pesquisas que possam contribuir significativamente nos debates sobre as concepções de formação continuada mais adequadas para atender a multiplicidade e a complexidade de situações presentes no ambiente da Educação Infantil, considerando-se as necessidades, interesses, potencialidades, cultura, desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

Palavras-chave: Educação Infantil. Formação Continuada. Políticas de Formação para professores.


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